Uma nova solução tecnológica promete transformar o setor de transporte no Brasil, permitindo que transportadoras economizem até R$ 0,50 por litro de combustível. A startup Gekom, fundada por Laercio Figueiredo, surgiu com o objetivo de otimizar a gestão de gastos com combustíveis, oferecendo uma plataforma inovadora para o setor.
O que você vai ler neste artigo:
Depois de passar cinco anos na Ásia trabalhando para uma empresa de tecnologia, Laercio Figueiredo decidiu voltar ao Brasil com um propósito: criar seu próprio negócio. Interessado pelo mercado de startups, ele começou a identificar problemas que poderiam ser resolvidos por meio da tecnologia. Em 2016, encontrou um antigo empregador em busca de uma solução para facilitar a gestão de gastos com combustível. Sem um produto pronto, Figueiredo convenceu a empresa a pagar pelo desenvolvimento de uma ferramenta que automatizasse processos manuais, como o lançamento de gastos de abastecimento.
Leia também: Calendário Saque-Aniversário do FGTS: Saque para Nascidos em Julho!
Inicialmente, a Gekom focava no abastecimento interno de máquinas e equipamentos. No entanto, Figueiredo logo percebeu que existiam problemas maiores no abastecimento externo, especialmente no setor de transporte. Decidiu então redirecionar o foco da empresa para oferecer soluções que não só gerissem os gastos, mas também reduzissem os custos com combustível.
A plataforma da Gekom permite que transportadoras economizem até R$ 0,50 por litro de combustível. Isso é possível através da integração com postos credenciados, permitindo que as transportadoras façam pagamentos por meio de um cartão sem chip, evitando a taxa de adquirência cobrada por intermediadores de pagamentos realizados com cartões de crédito e débito.
Além de economizar nos custos de combustível, a plataforma oferece outras funcionalidades, como alertas de inconformidades e controle de consumo médio. Isso elimina a necessidade de planilhas e notas individuais de cada posto, simplificando a gestão para as transportadoras.
A Gekom mira aumentar sua presença territorial e alcançar grandes redes de postos. Recentemente, a startup captou R$ 1,1 milhão em aporte feito pela Rede Serralinda, de postos de combustíveis do Espírito Santo, e pela Fatto Consultoria e Sistemas, empresa de tecnologia. Com esse capital, a Gekom projeta um crescimento de cinco vezes no faturamento nos próximos 12 meses e espera passar por uma nova rodada de investimentos em 2025.
A solução da Gekom pode revolucionar o setor de transportes no Brasil, oferecendo uma alternativa mais econômica e eficiente para a gestão de combustível. A plataforma não só reduz os custos, mas também simplifica a operação, permitindo que as transportadoras se concentrem em suas atividades principais.
Leia também: Hospital deve indenizar mulher que engravidou por falta de laqueadura
Com planos ambiciosos para o futuro, a Gekom pretende continuar inovando e expandindo sua presença no mercado. A expectativa é que a startup continue a crescer, atraindo novos clientes e parceiros, e se estabeleça como uma referência no setor de tecnologia para transportadoras.
Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais novidades e inovações no setor de transportes, não deixe de se inscrever em nossa newsletter!
A Gekom foi fundada por Laercio Figueiredo.
A Gekom começou quando Laercio Figueiredo voltou ao Brasil e identificou uma oportunidade de otimizar a gestão de gastos com combustíveis para transportadoras.
Além de economizar nos custos de combustível, a plataforma oferece alertas de inconformidades e controle de consumo médio, eliminando a necessidade de planilhas e notas individuais.
A Gekom planeja aumentar sua presença territorial, alcançar grandes redes de postos e passar por novas rodadas de investimentos para continuar inovando e expandindo sua presença no mercado.
A Gekom recebeu um aporte de R$ 1,1 milhão da Rede Serralinda e da Fatto Consultoria e Sistemas.