Com a chegada do ano novo, uma boa notícia aquece o bolso dos trabalhadores: o calendário do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 2024 foi divulgado pelo governo. Esta modalidade permite que os trabalhadores, que optaram por ela, retirem uma parte do saldo de suas contas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
O que você vai ler neste artigo:
O saque-aniversário é uma alternativa ao regime de saque total do FGTS em momentos de demissão sem justa causa. Ao optar por esta modalidade, o trabalhador deixa de sacar o montante total em caso de demissão, podendo retirar apenas a multa rescisória. No entanto, ele ganha o benefício de poder retirar uma parte de seu saldo uma vez por ano, durante o mês de seu aniversário.
Leia também: Novo tipo de título tem lastro em criptomoedas e promete pagar 43% ao ano; entenda
Qualquer trabalhador com saldo em contas do FGTS pode optar pelo saque-aniversário. A adesão deve ser feita através do aplicativo FGTS, site da Caixa Econômica Federal ou em agências da Caixa.
O calendário de saque para 2024 já está disponível. Por exemplo, para aqueles que fazem aniversário em junho e julho, já é possível preparar a documentação para realizar o saque do valor disponível.
| Mês de Aniversário | Período de Saque |
|---|---|
| Janeiro | 02/01 a 31/03 |
| Fevereiro | 01/02 a 30/04 |
| Março | 01/03 a 31/05 |
| Abril | 01/04 a 30/06 |
| Maio | 01/05 a 31/07 |
| Junho | 01/06 a 31/08 |
| Julho | 01/07 a 30/09 |
| Agosto | 01/08 a 31/10 |
| Setembro | 01/09 a 30/11 |
| Outubro | 01/10 a 31/12 |
| Novembro | 01/11 a 31/01/25 |
| Dezembro | 01/12 a 28/02/25 |
Essa iniciativa visa oferecer uma liquidez extra para os trabalhadores, podendo ser uma excelente oportunidade para o pagamento de dívidas ou mesmo para uma reserva de emergência. O saque-aniversário pode ser uma excelente ferramenta de planejamento financeiro para muitos trabalhadores. Com acesso anual a parte do FGTS, é possível destinar esse recurso para investimentos, pagamento de dívidas ou mesmo para a realização de projetos pessoais.
Apesar das vantagens de ter um dinheiro extra anualmente, é importante que os trabalhadores compreendam que, ao optar pelo saque-aniversário, não poderão acessar a totalidade do saldo em caso de desligamento sem justa causa, exceto pela multa de 40%. Esse é um aspecto crucial a ser ponderado antes de fazer essa escolha.
Em dezembro, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que o governo planeja reformular essa regulamentação. A nova proposta permitirá que, em casos de demissões sem justa causa, os trabalhadores possam sacar todo o saldo de suas contas, assim como já é possível para aqueles que não adotaram o saque-aniversário. Espera-se que o projeto de lei com estas mudanças seja apresentado até março, promovendo maior flexibilidade e benefícios aos trabalhadores.
Leia também: Operação Falsa Moléstia: Receita Federal e Polícia Federal Desarticulam Esquema de Laudos Médicos Falsos
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS, o site da Caixa Econômica Federal ou comparecer a uma agência da Caixa. O processo é simples e rápido, permitindo que o trabalhador escolha a melhor forma de gerir seu saldo do FGTS.
O saque-aniversário do FGTS oferece uma opção valiosa para quem busca maior controle sobre suas finanças. Com as novas propostas de regulamentação, essa modalidade pode se tornar ainda mais atraente. Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias e atualizações sobre o FGTS e outros benefícios trabalhistas.
Para aderir, o trabalhador deve manifestar sua escolha através dos canais da Caixa Econômica Federal, podendo realizar o processo online via aplicativo do FGTS ou site da Caixa.
A principal vantagem do saque-aniversário do FGTS é o acesso rápido ao dinheiro, permitindo maior flexibilidade financeira para o trabalhador.
As desvantagens incluem a impossibilidade de saque total em caso de demissão sem justa causa e a possível perda de rendimentos ao retirar parte do saldo anualmente.
O saque pode ser realizado uma vez por ano, durante o mês de seu aniversário, conforme o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.
A nova proposta permitirá que, em casos de demissões sem justa causa, os trabalhadores possam sacar todo o saldo de suas contas, promovendo maior flexibilidade e benefícios.