O programa Pé-de-Meia, voltado para apoio financeiro de estudantes da rede pública, se tornou um pilar essencial na permanência escolar de muitos jovens. Em 2024, a Caixa Econômica Federal vai iniciar, a partir do dia 20 de dezembro, os últimos pagamentos do calendário do ano. Com mais de 4 milhões de beneficiados, o programa é crucial para garantir educação e combater a evasão escolar.
O que você vai ler neste artigo:
Criado pelo governo federal, o Pé-de-Meia incentiva a permanência de jovens no ensino médio público. Desde 2023, o programa tem oferecido suporte financeiro para garantir frequência escolar mínima e metas de aprovação. Recentemente, mais 1 milhão de estudantes foram incluídos, abrangendo aqueles fora do Bolsa Família, mas no Cadastro Único (CadÚnico), além de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Leia também: INSS afirma ter solucionado falhas na Agência Riachuelo
Os últimos pagamentos do ano ocorrerão em dezembro, distribuídos conforme o mês de nascimento dos beneficiários. Veja o calendário:
| Mês de Nascimento | Data de Pagamento |
|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | 20 de dezembro |
| Março e Abril | 23 de dezembro |
| Maio e Junho | 24 de dezembro |
| Julho e Agosto | 26 de dezembro |
| Setembro e Outubro | 27 de dezembro |
| Novembro e Dezembro | 30 de dezembro |
Essas datas referem-se ao Incentivo Frequência e outros incentivos conforme o calendário do programa.
Em 2024, mais de 1 milhão de estudantes foram incluídos no programa. Agora, o CadÚnico também abrange alunos fora do Bolsa Família, matriculados no ensino médio e que atendem aos critérios de renda. Estudantes do EJA também foram adicionados, recebendo R$ 200 mensais. Essa expansão busca aumentar a inclusão social e educacional de jovens em vulnerabilidade.
Para receber os benefícios, os estudantes devem:
Em 2024, a prioridade foi para famílias do Bolsa Família, mas outros estudantes do CadÚnico também foram incluídos.
Leia também: INSS Resolve Problema Técnico na Agência Riachuelo em Juiz de Fora
Os pagamentos são feitos na conta do estudante, geralmente na Conta Caixa Tem. Se o estudante já tiver uma conta bancária, o pagamento é feito por essa conta. Os valores variam conforme o tipo de incentivo recebido.
Com a expansão, um novo calendário foi estabelecido. Confira as datas do Incentivo Frequência:
| Parcela | Datas |
|---|---|
| 1ª Parcela (abril) | 25 de abril a 03 de maio |
| 2ª Parcela (maio) | 27 de maio a 04 de junho |
| 3ª Parcela (junho) | 26 de junho a 01 de julho |
Os pagamentos seguem até dezembro, distribuídos conforme o mês de nascimento do estudante.
Se você gostou do conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter para receber mais informações como esta!
O programa oferece quatro tipos de incentivos: Matrícula, Frequência, Conclusão e Enem, cada um com valores específicos.
Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 24 anos, pertencentes a famílias no Cadastro Único podem se inscrever.
Os pagamentos são feitos na conta do estudante, geralmente na Conta Caixa Tem, ou em uma conta bancária já existente.
Os pagamentos de dezembro ocorrem entre os dias 20 e 30, distribuídos conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
O programa é essencial para garantir a educação e combater a evasão escolar, beneficiando mais de 4 milhões de estudantes.