A gigante da energia, Enel, anunciou um plano de investimento de R$ 20 bilhões de 2024 a 2026 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. O objetivo é fortalecer a infraestrutura de energia e evitar futuros apagões, uma questão que tem gerado grandes transtornos nos últimos tempos.
O que você vai ler neste artigo:
Após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor-geral da Enel, Flavio Cattaneo, comprometeu-se a aumentar os investimentos em infraestrutura energética. Originalmente, o plano era de R$ 11 bilhões, mas foi revisado para R$ 20 bilhões, cobrindo um período de três anos.
Leia também: Adeus boleto de R$ 1 mil junto com Imposto de Renda: Aposentados do INSS estão LIVRES de pagar 2 contas em junho
Esses investimentos são uma resposta direta aos apagões frequentes, especialmente na região metropolitana de São Paulo. A Enel foi multada diversas vezes devido a interrupções no fornecimento de energia. As multas incluíram R$ 168,5 milhões pela ANEEL e R$ 12,9 milhões pelo Procon SP, além de uma recente multa de R$ 13,067 milhões pela filial do Rio de Janeiro, aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor.
Além da Enel, outras grandes empresas como CPFL Energia, Neoenergia, Equatorial e Energisa também estão no processo de renovação de concessões, que começam a vencer a partir de 2025. Essas empresas representam quase dois terços do mercado de distribuição de energia no país.
Em São Paulo, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal propôs o término do contrato com a Enel, exigindo investimentos adicionais de R$ 6,2 bilhões na rede de energia da capital. Além disso, uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo exige que a Enel reduza as falhas no fornecimento de energia no estado.
Os investimentos prometidos pela Enel são uma tentativa de restaurar a confiança do público e garantir a estabilidade no fornecimento de energia. Essa estratégia não só visa melhorar a qualidade do serviço, mas também preparar o sistema para demandas futuras. Se você achou este conteúdo informativo, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para mais atualizações.
Os estados beneficiados serão São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
O investimento foi aumentado após um encontro com o presidente, onde se reconheceu a necessidade de um maior aporte para garantir a estabilidade energética.
A Enel foi multada em R$ 168,5 milhões pela ANEEL, R$ 12,9 milhões pelo Procon SP e R$ 13,067 milhões pela filial do Rio de Janeiro.
Além da Enel, empresas como CPFL Energia, Neoenergia, Equatorial e Energisa também estão envolvidas no processo de renovação de concessões.
Uma CPI na Câmara Municipal de São Paulo propôs o término do contrato com a Enel, exigindo investimentos adicionais na rede de energia da capital. Além disso, uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo exige que a Enel reduza as falhas no fornecimento de energia.