A oportunidade de acessar parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, conhecida como Saque-Aniversário, tem sido uma opção vantajosa para milhões de brasileiros. Iniciado em abril de 2020, esse programa permite que os trabalhadores façam uso dos recursos durante o mês de seu aniversário, proporcionando assim, uma flexibilidade financeira adicional. Administrado pela Caixa Econômica Federal, o Saque-Aniversário simplifica o acesso aos fundos ao depositar diretamente na conta poupança digital Caixa Tem. Os participantes, no entanto, têm a liberdade de transferir o valor para outras contas bancárias, de acordo com suas preferências pessoais.
O que você vai ler neste artigo:
O Saque-Aniversário do FGTS é uma modalidade opcional que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do seu FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Esse saque é diferente do tradicional Saque-Rescisão, que ocorre em casos de demissão sem justa causa ou aposentadoria.
Leia também: INSS orienta população a usar serviços digitais durante greve
Receba uma quantia anualmente para suprir suas necessidades.
Organize suas finanças com previsibilidade de entrada extra.
Utilize o valor para investir, quitar dívidas ou realizar sonhos.
Leia também: FGTS distribuirá lucro recorde: simulação mostra quanto trabalhador poderá receber
A grande vantagem do Saque-Aniversário é, sem dúvida, a possibilidade de acessar uma renda extra durante o seu mês de aniversário. Esta pode ser uma ajuda valiosa em emergências ou para realizar planos de curto prazo. No entanto, é essencial entender que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não terá acesso ao montante total disponível no FGTS, podendo apenas receber a multa rescisória.
Antes de optar pelo Saque-Aniversário, considere suas necessidades financeiras e avalie se essa modalidade é a opção mais adequada para você. Certifique-se de estar sempre bem-informado, acessando as informações atualizadas no site oficial da Caixa ou consultando diretamente em suas agências. Fazer escolhas financeiras bem-informadas é essencial para maximizar os benefícios oferecidos pelo FGTS.
Se gostou do conteúdo e quer receber mais informações úteis como esta, inscreva-se em nossa newsletter!
Para aderir ao Saque-Aniversário, acesse o aplicativo FGTS ou vá até uma agência da Caixa Econômica Federal, faça login, acesse a aba ‘Meu FGTS’, escolha ‘Saque-Aniversário’ e aceite as condições contratuais.
Não, o Saque-Aniversário é uma modalidade opcional. O trabalhador pode optar por aderir ou não, conforme suas necessidades financeiras.
O valor do Saque-Aniversário varia conforme o saldo total do FGTS do trabalhador e segue uma tabela de percentuais estabelecida pela Caixa Econômica Federal.
Sim, mas somente após dois anos da adesão ao Saque-Aniversário.
Em demissões sem justa causa, o trabalhador pode optar pelo saque-aniversário ou pelo saque-rescisão, que libera o saldo integral.